terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O - Bon


O-bon ou Cerimônia Memorial aos Antepassados. Transmitida da China para o Japão e também um voto de felicidade para todos os seres viventes.

O termo Obon vem de Urabon-e derivada de “Ullabana”, palavra de origem indiana muito antiga. De acordo com o Bussetsu Urabon Sutra, a origem dessa tradição remonta a uma cerimônia oficiada por Shakyamuni Buda para a falecida mãe de Maudgalyayana, um de seus discípulos diretos. Ullabana significa “pendurado de cabeça-para-baixo” e através dessa cerimônia foi possível remover o sofrimento causado pelo mundo no qual ela vivia (esse sofrimento era muito intenso, como se ela estivesse pendurada de cabeça-para-baixo)*.

Tradicionalmente durante O-bom a população realiza oferta de comida aos monges, pois estes tem o importante papel de enviar sentimentos de gratidão aos antepassados no lugar de seus parentes vivos. Ao mesmo tempo, os monges que recebem as oferendas, assim como todos nós Budistas, temos a oportunidade de refletir sobre nossa prática, sobre nossa conduta.

Geralmente é celebrada no mês de Julho ou Agosto, tendo início no dia 13 até o dia 15.

Na véspera,pequenos fogos são acesos com galhos de cânhamo (Kadobi) ou tochas de pinheiro. Servem como guias para os antepassados que estão voltando.

No dia 13 pela manhã é montado o altar para o-bon (Bondana ou Bon-kazari), onde receberemos os antepassados que vêm compartilhar as ofertas. Uma mesa especial chamada Obon-dana ou Tama-dana é montada e sobre ela colocamos os tabletes memoriais da família junto com as ofertas. Nas casas em que esse tipo de altar não é montado, os espíritos dos antepassados são recebidos no Butsudan (ou altar de Buda). São nesses locais que um sacerdote vindo de um templo recita o Tana-gyo - a leitura de sutras para os antepassados*. 


A Famílias se reunem durante o O-bon, visitam os túmulos dos antepassados para limpeza e decoração com flores.

No dias 15 e 16 se realiza a cerimônia de despedida dos antepassados, acendendo-se o Okurubi ou 'fogo de despedida". Onde pequenos barcos são lanzados ao rio levando as oferendas. Atualmente são levados aos templos para assim preservar a natureza.

O mais importante é realizar a oferta com uma atitude de sinceridade.

Fonte: Caminho Zen, Vol.10, No.3-2005
SOTOZEN-NET (Nota: * Textual )

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